quinta-feira, 14 de março de 2013

VANTAGENS E DESVANTAGENS AO SE UTILIZAR OS BLOGS


Introdução:

A atualidade evidencia que a ação humana, em todas as áreas de conhecimento, passou/passa por constantes aprimoramentos dado o advento, expansão, consolidação e apropriação das TIC por parte da sociedade. A compreensão desse cenário mutante, que estabelece novas formas de se lidar com o saber, é indispensável para se compreender o papel da escola e da prática pedagógica frente à cibercultura. É certo que a evolução das tecnologias digitais dá abertura para as inovações no campo da educação. Nesse sentido, a educação também precisa ser reconfigurada, compatibilizando-se com o espírito de uma nova época. E vale o alerta: os costumes, as ações, as mídias e os estilos de aprendizagem são todos novos, entretanto a escola insiste em pressupostos de tempos retrógrados.


Os blogs por serem usados como meio de comunicação, interação, também usados para troca de informações e conhecimento, vem sendo largamente utilizados por pessoas de todas as idades. Por seu caráter prático e interativo, fácil de usar e que não requer maiores conhecimentos de informática, sendo assim a educação também se apropriou desta ferramenta útil e dinâmica.


Desenvolvimento:

               

Como vimos até agora nos textos de apoio e nas discussões do Forun, os Blogs apresentam muitas vantagens, tais como:

  • Flexibilidade (pode ser usado individual ou colaborativamente e para diversos fins);
  • Desenvolvimento da criatividade e da autonomia;
  • Criação de laços entre os seus utilizadores;
  • Alargamento do conceito de escola (ou do conceito de aprendizagem formal para não fornal)
  • Ampliação da comunidade educativa; ligação ao mundo, quebra do isolamento;
  • Despertar o gosto pela leitura e escrita levando ao crescimento pessoal e profissional;
  • Uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido;
  • Troca de experiências e exercício de reflexão;
  • Facilidade de partilha de matérias em diferentes suportes, com o auxílio de outras ferramentas complementares;
  • Posibilidade de comentários;
  • Facilidade de produção de conteúdos e sua disponibilização on-line, etc.


No entanto, também existem desvantagens:

  • Podem causar algumas desavenças (isto porque, muitas vezes, por ser um local de liberdade de expressão, alguns leitores, por discordarem de algum assunto, podem fazer comentários impróprios, às vezes sem medir as consequências);

  • O facto de na maior parte dos blogs o autor escrever não só para ele mas também para outros, daí que certos aspectos de exposição pessoal poderão constituir uma fragilidade ou arrependimento futuro;

  • Dificuldade de encontrar um blogue com informações credíveis


Conclusão:

O Blog na educação em como principal característica  um processo dinâmico cuja meta é chegar a um resultado novo a partir de competências diferenciadas dos indivíduos ou grupos envolvidos. Na cooperação, os participantes são unidades de produção subordinadas ao resultado. E na colaboração, existe uma relação de interdependência entre indivíduo e grupo, entre metas pessoais e coletivas, o ganho de um ao mesmo tempo depende e influencia o resultado do conjunto.

O blog veio para romper com a forma tradicional de ensino onde os alunos recebiam o conhecimento de forma passiva, onde eram visto como meros expectadores. Eles passam a ser autores e co-autores de seu conhecimento de forma cooperativa, colaborativa e interativa.


Assim, o papel do professor reconfigura-se e passa a ser o de provocar interações e o

uso das ferramentas de (re)construção do conhecimento, o de propor desafios e aprender em

conjunto com os alunos. Essa postura torna mais complexa a ação docente, possibilitando o

questionamento crítico, o debate, o incentivo à pesquisa e à aprendizagem colaborativa e contínua.


Referências bibliográficas:

AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra (orgs). Blogs.com: estudos sobre blogs e Comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009. Disponível em: < http://www.sobreblogs.com.br>. Acesso em: 22 de agosto de 2012

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

BRITO, Conceição; TORRES, José ; DUARTE, José., org. – “Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos”. Setúbal: Centro de Competência CRIE, 2007, p. 117-133. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6487>. Acesso em: 20 de

Novembro de 2012.

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